Um site educativo para pacientes e familiares sobre Câncer Hematológico
Elo da Vida
Você sabe o que é o Câncer Hematológico?
Esse tipo de câncer acomete o sangue, medula óssea e o sistema linfático os principais tipos
desse câncer são: Leucemias; linfomas de Hodgkin; linfomas não Hodgkin e Mieloma Múltiplo
(VIEIRA et al., 2020).

LEUCEMIAS
Tem início nas células-tronco da medula.
Ás células sanguíneas doentes se formam e atrapalham a produção das células sanguíneas saudáveis da medula óssea, diminuído seu número normal (ABRALE, 2022).
-
Os tipo são: leucemia mieloide aguda (LMA), leucemia mieloide crônica (LMC),leucemia linfoide aguda (LLA).leucemia linfoide crônica (LLC) (ABRALE, 2022).
-
São classificadas como “aguda” ou “crônica” de acordo com a velocidade de crescimento das células doentes assim como de sua funcionalidade (BRASIL, 2019).

LINFOMAS
Os linfócitos e seus precursores que moram no sistema linfático, e que deveriam nos proteger, se transformam em malignos, crescendo de forma descontrolada e “contaminando” o sistema linfático.
Eles classificados como: linfoma de Hodgkin (LH) e linfoma não-Hodgkin (LNH) (ABRALE, 2022).
-
LH - Se origina no sistema linfático (linfonodos ou gânglios) e tecidos que produzem as células responsáveis pela imunidade (defesa do organismo) (BRASIL,2019).
-
O LNH é uma neoplasia maligna desenvolvida nas células linfóides progenitoras do sistema linfático fenótipos, que geralmente estão localizadas em tecidos linfóide e hematopoiéticos, porém podem se expandir para outros órgãos (MACEDO, 2022).

MIELOMA MÚLTIPLO
Conjunto complexo de alterações genéticas e epigenéticas levam à transformação neoplásica das células plasmáticas.
Resultando em seu crescimento descontrolado na medula óssea e secreção de grandes quantidades de anticorpos monoclonais não funcionais (conhecidos como paraproteína ou proteína M) na circulação (TORRES, 2022).