top of page

PRINICIPAIS VIAS DE ADMINISTRAÇÕES DOS MEDICAMENTOS EM ONCOLOGIA

VIA ORAL: é tomada pela boca, uma via simples e não dói é necessário que o paciente esteja consciente e livre de vômitos e sem dificuldade para engolir. 

DICA: tomar de preferência com água, é importante se atentar para tomar sempre no mesmo horário e não esquecer, anote as datas e horários a serem tomados (BONASSA;GATO; RODRIGUES,2022).

ACESSO VENOSO PERIFÉRICO: é uma opção mais econômica, rápida e comum de acesso vascular, os cateteres periféricos curtos podem ser constituídos por agulhas de metal ou material de plástico. A região de escolha da punção são nos membros superiores (braços), que será analisada pelo profissional de enfermagem o melhor local e o calibre, seguindo as normativas técnicas e estado geral do paciente (BONASSA;GATO; RODRIGUES,2022).

CATETER CENTRAL TUNELIZADO: é um cateter de longa permanência e tem sido indicado com frequência em pacientes onco-hematológicos, principalmente em transplante de medula óssea (BONASSA;GATO; RODRIGUES,2022).

 São de vários tamanhos e volumes. Sua extremidade proximal deve permanecer adjacente ao átrio direito, em um vaso de alto fluxo sanguíneo, é necessário checar o posicionamento por meio de radioscopia. Esses cateteres devem ser implantados, preferencialmente, por cirurgião vascular, em centro cirúrgico, sob anestesia local ou geral 

(BONASSA;GATO; RODRIGUES,2022).

CATETER TOTALMENTE IMPLANTADO OU PORT-A-CATH: são dispositivos cuja extremidade distal se junta a uma câmera puncionável siliconizada, que deve permanecer sob a pele, colocado em uma loja no tecido subcutâneo da região torácica, sobre uma protuberância óssea (BONASSA;GATO; RODRIGUES,2022).

Tem boa aceitação entre os pacientes, não requer cuidados domiciliares e sua interferência na autoimagem é mínima, pois o dispositivo não é exteriorizado, tem menores taxas de infecções de corrente sanguínea relacionadas a cateter.  

Fique ligado! Se você tem port-a -cath, não esqueça que quando terminar o tratamento precisa realizar a manutenção do cateter , fique atento ao agendamento, você receberá um carteira de agendamento de manutenção de cateter, esse atendimento é realizado na Unidade que presta o seu atendimento em oncologia.

(BONASSA;GATO; RODRIGUES,2022).

VIA SUBCUTÂNEA: administração da medicação através do tecido subcutâneo (é uma camada da pele localizada abaixo da derme); evite esfregar a área, massagear ou aplicar calor no local da administração, pois pode alterar na absorção da medicação é importante realizar o rodízio adequado das áreas de administração (BONASSA;GATO; RODRIGUES,2022).

 VIA INTRATECAL: administração de antineoplásicos diretamente no liquor. É realizado através de uma punção na coluna lombar pelo médico neurologista ou oncologista clínico habilitado.

DICA: aconselha-se o repouso nas 2 horas após a administração para evitar dor de cabeça. Pode surgir reações como náuseas, febre, dor lombar, irritabilidade, rigidez na nuca, tontura, sonolências. É importante sempre relatar para a equipe os sintomas para que sejam realizados os cuidados necessários imediatamente (BONASSA;GATO; RODRIGUES,2022).

© 2024 - Ana Carla Ramos Borges

                

bottom of page